Moda

O desfile de 3 minutos de Marc Jacobs | FW23

Marc Jacobs surpreendeu à todos com um desfile que durou exatos 3 minutos. Os modelos andaram rapidamente na passarela por duas vezes, todos juntos em fila (como se faz geralmente no final de um desfile) e foram embora deixando a platéia sem entender nada, e só durou 3 minutos, porque os modelos caminharam duas vezes, senão desfile teria sido apresentado em 32 segundos.

A genial ideia de Marc Jacobs, era trazer um questionamento sobre a velocidade que se consome conteúdo hoje em dia, principalmente de tela. Com o hábito dos videos curtos e conteúdos curtos, que trazem experiências por 30 segundos ou menos, Jacobs também questionou a moda como conteúdo de tela, e também dos desfiles atuais serem performados de forma ultra rápida, pela quantidade de eventos que ocorrem no mesmo dia, lembrando que em tempos de Yves Saint Laurent, os desfiles duravam horas e até dias. Ele também questiona o quanto a indústria e a criação em si, se obriga a se adequar aos novos moldes de produção, numa velocidade surreal, para atender uma demanda sedenta por informação e novidade de forma insaciável.

Nessa parte entra um segundo questionamento: o chat gpt. Marc jacobs deixou o release com notas da coleção na cadeiras dos convidados, com o inusitado texto elaborado e assinado pela ferramenta Chat gpt. O título era: “Marc Jacobs: a marcante alfaiataria masculina, fundida a elegância feminina”. Um espécie de sátira, onde o texto tosco, nos faz questionar o conteúdo do futuro, escrito por robô, sem a alma humana, em tempos onde é quase humanamente impossivel, não se render a ferramenta, pela quantidade de conteúdo que tem que ser produzido, pra atender algorítimos e uma sociedade num rítimo frenético.

A coleção apresentada por Marc Jacobs mostra o retorno as suas raízes rebeldes dos anos 80, presentes na coleção, na beauty e todos os looks foram compostos com sapatilha e meia.

Aqui, vemos exploração do brilho com cetim ou seda, vinil e um tecido com aspecto de lurex, na estética da época, onde ele traz também uma calça balonê, que voltou a ser tendência em 2023.

Aqui, vemos o busto explorado de uma forma mais arredondada trazendo um toque sutil de modernidade.

Aqui, vemos a tendência “pantless” que surgiu por volta dos anos 50 e foi muito utilizada no final da decada de 60 e 70, e que é uma tendência atual.

Aqui, vemos a alfaiataria típica dos anos 80 em 3 formatos diferentes: oversized, acinturado e num formato cropped, todos com valorização dos ombros.

Por último, temos um ponto alto do desfile, onde vemos a estética dos anos 70, num formato mais minimalista.

Assista o vídeo no youtube, pra saber mais detalhes:

Deixe um comentário